segunda-feira, 28 de março de 2011

Entrevista Flávio Peralta para Portal Qualidade Brasil

Hoje a nossa entrevista é com Flávio Peralta, criador do site www.amputadosvencedores.com.br e autor do livro Amputado Vencedores – Porque a vida continua..., vamos falar sobre a prevenção no ambiente do trabalho, atualmente Flávio Peralta já realizou mais de 320 palestras no Brasil com abordando o tem Segurança do Trabalho.
Flávio Peralta era eletricista e, durante a rotina do trabalho, no inverno de 1997, levou um choque de 13.800V, quando fazia ajustes em um poste de alta tensão. Para não perder a vida, o eletricista teve os braços amputados. Eu estava inconsciente e não sabia o que estava acontecendo. A autorização para fazer a amputação ficou para os meus pais. O que não deve ter sido muito fácil para eles, conta Flávio Lucio Peralta, hoje com 35 anos. Peralta passou por diversas cirurgias, fez implantes e usa próteses. Mais que recuperar os movimentos dos braços, o ex-eletricista recuperou a auto-estima e, hoje através deste site, ajuda pessoas com problemas semelhantes. Ele mantém este com muito esforço de dedicação, mostrando que é possivel passar por um problema desse sem perder a vontade de viver e ainda ajudar seu semelhante..

Siga o Portal Qualidade Brasil no Twitter @qualidadebrasil 



http://www.qualidadebrasil.com.br/noticia/entrevista_com_flavio_peralta


Portal Qualidade Brasil: Flávio qual é o primeiro passo que a empresa deve tomar com relação aos seus funcionários, mesmo sendo uma empresa de pequeno porte.
Flávio Peralta: Toda empresa deve buscar as normas regulamentares referentes à sua área de atuação. Cada NR determina e explicita as regras referentes à treinamentos e segurança no trabalho. A legislação estabelece que empresas acima de 100 funcionários deve ter CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes de trabalho). Cabe à CIPA acompanhar todo o processo de segurança da empresa, juntamente com proprietários e direção. Cabe à empresa fornecer os EPIs adequados e um ambiente seguro e aos funcionários cabe seguir as regras da segurança para que não ocorra acidentes de trabalho e de trajeto. A empresa pode cobrar dos funcionários o uso desses equipamentos e o cumprimento das normas de segurança estabelecidas na empresa.
Portal Qualidade Brasil: Como o funcionário deve encarar um ambiente sem preparo e treinamento?
Flávio Peralta: Um funcionário consciente deve recusar trabalhar em um ambiente inseguro e sem preparo. É a sua vida que está em jogo. Deve perguntar-se: eu corro algum risco trabalhando nesse local ou é uma situação insalubre ou perigosa? A ignorância e o silêncio pode ceifar a vida de um trabalhador ou deixar-lhe adoecido. 
Portal Qualidade Brasil: Quais os EPIS básicos para uma empresa no ramo de metalurgia?
Flávio Peralta: O uso dos EPIs depende muito de cada empresa, mas geralmente utilizam máscaras respiratórias com filtro, cinto de segurança, proteções em maquinários, óculos, protetor auricular, botas, entre outros. 
Portal Qualidade Brasil: Qual a situação mais critica que você encontrou em uma empresa, relacionada a falta de segurança?
Flávio Peralta: O que se percebe é uma certa dificuldade em fazer os funcionários usarem adequadamente todos os EPIs. Em algumas empresas, após a palestra, funcionários chegam até mim e me falam que são relapsos no uso do EPI e que minhas colocações os fizeram pensar sobre o assunto.  
Portal Qualidade Brasil: Qual seria sua indicação relacionada a questão anterior?
Flávio Peralta: A empresa pode investir em campanhas e maior fiscalização sobre o uso dos EPIS. Em alguns casos já vimos situações de advertências e suspensões.
Portal Qualidade Brasil: Onde as empresas podem buscar melhores informações sobre como se adequar em um ambiente de trabalho seguro?
Flávio Peralta: Existem as normas regulamentares, como mencionei antes. Pode-se buscar informações no SESI, SENAI, escolas técnicas de segurança no trabalho, estabelecer parcerias com consultorias particulares ou elaborar seu próprio setor de segurança, contratando um engenheiro de segurança ou um técnico de segurança no trabalho.  Existem também revistas especializadas na área da segurança que fornecem muitas informações. 
Flávio, de momento agradecemos vossa contribuição, e para você leitor divulgue em sua empresa esta entrevista com o propósito de conscientizar os colaboradores e qualificar o ambiente de trabalho como seguro.

  Flávio Peralta
Criador do site www.amputadosvencedores.com.br e autor do livro Amputador vencedores – Porque a vida continua..., vamos falar sobre a prevenção no ambiente do trabalho, já realizou mais de 320 palestras no Brasil abordando o tema Segurança do Trabalho.
Repórter: Zafenate P. Desidério - Portal Qualidade Brasil